No dia 18/08/2022 foi realizado no município de Corumbiara uma campanha em conscientização de queimadas buscando informar a população sobre este fato que prejudica muito tanto a população quanto ao meio Ambiente.
Além do trabalho constante de prevenção, a Sedam intensifica ações educativas, orientativas e de fiscalização durante os meses de junho, julho e agosto
Com a chegada do tempo seco e a escassez das chuvas, para ajudar a combater as queimadas, o Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, realiza a campanha anual, durante os meses de junho, julho e agosto, para conscientizar a população quanto a esse problema que prejudica o meio ambiente, fauna, flora, e ameaça a segurança e a saúde das pessoas. Neste ano a campanha reforça a importância da participação de todos na prevenção, tendo como tema “Educar é prevenir”.
Alguns fatores inferem direta e indiretamente, como a exemplo dos incêndios que causam a perda de biodiversidade e empobrecimento do solo, consumindo grande parte das árvores adultas; os animais perdem locais de abrigos e alimentos e, quando não conseguem fugir, estes acabam atingidos pelo fogo. Além de causar prejuízos à natureza, a ocorrência de queimadas provoca danos à saúde, elevando os problemas respiratórios, principalmente em períodos de estiagem.
O incêndio na zona rural traz uma série de prejuízos, tanto para a população da cidade quanto para a agricultura. No campo, os efeitos têm grandes impactos negativos, como a perda de áreas inteiras de lavoura, destruição de áreas de mata e perigo para as famílias que moram em sítios e fazendas.